Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFV 2012

Considere as seguintes afirmativas sobre as organelas celulares:

 

I. A organela X é relacionada à síntese de proteínas se associando a moléculas do ácido ribonucleico mensageiro (RNAm) e transportador (RNAt). A diferença desta organela entre procariontes e eucariontes é importante na medicina, pois antibióticos como a tetraciclina e estreptomicina inibem a ação das organelas X nas bactérias, mas não na espécie humana.

II. A organela Y é relacionada a funções autofágicas e heterofágicas. Nos pulmões de mineradores acometidos da doença silicose, as células de defesa (macrófagos) fagocitam os cristais de sílica, que rompem a organela Y, liberando enzimas que matam as células pulmonares. Forma-se um tecido fibroso de cicatrização que diminui a capacidade pulmonar para trocas gasosas.

III. A organela W, abundante em células do fígado e das gônodas, participa da síntese de fosfolipídios e esteroides, como o colesterol. O álcool, os sedativos e outras drogas, quando ingeridos em excesso ou com alta frequência, induzem a proliferação da organela W, o que aumenta a tolerância do organismo à droga. Assim, doses cada vez mais altas são necessárias para que se possa fazer o mesmo efeito, aumentando os danos à saúde humana.

IV. A organela Z, composta por conjuntos de sáculos lameliformes (cisternas), é responsável pela concentração, modificação e eliminação das secreções celulares. Nos espermatozoides, a organela Z origina uma estrutura chamada de acrossomo, que contém enzimas importantes para a penetração do espermatozoide no ovócito.

 

As organelas X, Y, W e Z citadas nas afirmativas acima se referem, respectivamente, a:

Escolha uma das alternativas.