UFV 2012

Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas [...]. Consideramos, em primeiro lugar, a emergência de uma dupla tirania, a do dinheiro e a da informação [...]. Ambas, juntas, fornecem as bases do sistema ideológico que legitima as ações mais características da época [...]. A competitividade, sugerida pela produção e pelo consumo, é a fonte de novos totalitarismos [...]. Há um verdadeiro retrocesso quanto à noção de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais e políticas do Estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania, enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 37-38.

 

O texto acima apresenta os impactos da globalização no mundo moderno. Sobre o processo de globalização, é CORRETO afirmar que ele

Escolha uma das alternativas.