UNAMA 2007

Sábado, 3 de junho de 2006, 18h06
Mulher é atingida por raio enquanto rezava

 

Preocupada com a segurança da sua família com uma viagem para a praia, Clara Jean Brown estava na sua cozinha, em Daphe, Estado do Alabama, nos Estados Unidos, rezando pelo bom retorno de seus parentes quando um raio atingiu a parede de sua casa jogando a mulher no chão. Clara ficou desorientada e assustada, mas não se feriu.

 

Clara contou que, quando disse “amém”, o chão estava envolto em uma grande bola de fogo. A mulher de 65 anos de idade se diz abençoada por estar viva. Ela foi encontrada atordoada no chão da cozinha por sua neta de 14 anos após a explosão.

 

Bombeiros disseram que é provável que ela tenha sido atingida por um raio que caiu do outro lado da rua e viajou até sua casa através da água.
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1032047-EI294,00.html.

 

Considere as seguintes afirmativas:

 

I. Considerando-se que o raio tenha ocorrido no sentido de uma nuvem eletricamente carregada para a superfície da terra, ou seja, desceu, foi porque o mesmo foi atraído pela ação da gravidade terrestre.
II. A luz emitida pela bola de fogo, vista por Clara, não tem, identicamente, as mesmas características da luz emitida por um LASER.
III. Se alguém que estivesse longe da casa de Clara, tivesse presenciado a queda do raio, primeiro veria o raio e depois ouviria o estrondo (o trovão).

 

O correto está em:

Escolha uma das alternativas.