UNAMA 2011

“O crescimento das preocupações com as questões ambientais e, em particular, o aquecimento do planeta e perda de biodiversidade, colocaram a preservação da floresta Amazônica como uma questão de interesse internacional, (...) novas ideias (...) debates sobre a compatibilização entre crescimento econômico e preservação ambiental. Nesta perspectiva, ganha importância a formulação de políticas públicas que invertam a lógica de desenvolvimento predominante nas ultimas décadas. A inclusão da discussão do conceito de desenvolvimento sustentável e suas implicações econômicas ganha relevo na medida em que cresce a consciência de que a sobrevivência do homem depende de como utilizamos os recursos naturais hoje”.

REYDON, Bastian Philip; CAVALCANTE, Francisco Carlos. As reservas extrativistas como mecanismo de regulação fundiária e de desenvolvimento sustentável local. In.: DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo. Hucitec (USP), 2000.

 

No conteúdo abordado no texto, inclui-se o processo de criação das Reservas Extrativistas (RESEXs) na Amazônia. Sobre o assunto, é verdadeiro afirmar que

Escolha uma das alternativas.