Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Gramática

Listagem de exercícios

UNAMA 2011

VOLUNTÁRIO

 

A velha tapuia Rosa já não podia cuidar da pequena lavoura que lhe deixara o marido. Vivia só com o filho, que passava os dias na pesca do pirarucu e do peixe-boi, vendido no porto de Alenquer e de que tiravam ambos o sustento, pois o cacau mal chegava para a roupa e para o tabaco. (...) Pedro era, em 1865, um rapagão de dezenove anos, desempenado e forte. Tinha olhos pequenos, tais quais os do pai, com a diferença de que eram vivos, e de uma negrura de pasmar. A face era cor de cobre, as feições achatadas e grosseiras, de caboclo legítimo, mas com um cunho de bondade e de candura, que atraía o coração de quantos lhe punham a vista em cima. (...) Ninguém o podia dizer, mas é certo que até o princípio do ano de 1865, correram tranquilos os dias no cacoal do velho Rosa. Pedro labutava em paz, apesar das desgraças do tempo, ouvidas aos domingos, depois da missa, no adro da matriz. E quando lhe perguntavam se não receava o “recrutamento” dizia, com a candura habitual, que nunca fizera mal a ninguém, e era filho único de mulher viúva. Quem tomaria conta da pobre velhinha? (...) Ela contou-me a sua história, interrompendo-se a miúdo para limpar na manga do vestido as lágrimas que lhe corriam (...)

(...) Ainda há bem pouco tempo, vagava pela cidade de Santarém uma pobre tapuia doida. A maior parte do dia passava-o a percorrer a praia, com o olhar perdido no horizonte, contando com voz trêmula e desenxabida a quadrinha popular:

Meu anel de diamantes caiu n’água e foi ao fundo: os peixinhos me disseram: viva Dom Pedro Segundo.

 

(Inglês de Souza, "Voluntário". In:Contos Amazônicos).

 

No conto "Voluntário", do qual foram tirados os fragmentos acima, Inglês de Souza faz uso da linguagem narrativa. Entretanto, isso não significa que todas as partes de um conto sejam narrativas, uma vez que gêneros com linguagem especificamente narrativa são raros. De modo geral, o que se tem é uma mistura de linguagens num mesmo texto, embora exista a predominância de uma delas.

Com base nesse pensamento, avalie as passagens presentes nas alternativas a seguir e indique a que se caracteriza mais como descritiva:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login