UNB 2000
Um anúncio publicitário tem por finalidade influenciar o público, estimulando-o a adquirir um produto ou a contratar um serviço. Alguns anúncios são sabidamente enganosos, pois ludibriam o cliente, que acaba "comprando gato por lebre", e, por isso, são proibidos pelo Código Brasileiro de Defesa do Consumidor. Há, entretanto, anúncios que apresentam apenas informações verídicas. Todavia, mesmo num anúncio honesto pode apresentar alguma impropriedade linguística que comprometa a qualidade da mensagem transmitida, ludibriando involuntariamente o consumidor. Tendo em vista essa observação, leia o anúncio que se segue.
O XYZ é o primeiro com AIRBAGS laterais na categoria. É o primeiro carro brasileiro com "acoustic parking system". Tem carroceria 100% galvanizada, 12 anos de garantia anticorrosão, freios ABS de 5a geração, ar-condicionado inteligente, motor com 5 válvulas por cilindro, direção hidráulica e coluna de direção ajustável em altura e profundidade. E ainda foi considerado o carro mais seguro do segmento pelo Clube do Automóvel. XYZ. O DESIGN é compacto. Mas a tecnologia é imensa.
ÉPOCA, nº 82, 13 dez. 1999, p.53 (adaptado).
Com relação a esse anúncio, assinale a opção CORRETA.
Quem é TIM estuda de graça com nosso Cronograma de Estudos!
Você que é cliente TIM já tem acesso ilimitado às videoaulas e exercícios de todas as disciplinas do Stoodi, sem consumir seu pacote de dados. Agora, que tal aproveitar acesso gratuito ao nosso Cronograma de Estudos?
Para habilitar seu benefício é preciso:
- Fazer o cadastro ou login no site Stoodi pelo celular
- Estar conectado a uma rede móvel da TIM
Vamos lá? :)