UNB 2010

A viagem terminou num lugar que seria exagero chamar de cidade. Por convenção ou comodidade, seus habitantes teimavam em situá-lo no Brasil; ali, nos confins da Amazônia, três ou quatro países ainda insistem em nomear fronteira um horizonte infinito de árvores; naquele lugar nebuloso e desconhecido para quase todos os brasileiros, um tio meu, Hanna, combateu pelo Brasão da República Brasileira; alcançou a patente de coronel das Forças Armadas, embora no Monte Líbano se dedicasse à criação de carneiros e ao comércio de frutas nas cidades litorâneas do sul; nunca soubemos o porquê de sua vinda ao Brasil, mas quando líamos suas cartas, que demoravam meses para chegar às nossas mãos, ficávamos estarrecidos e maravilhados.

Milton Hatoum. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 71.

 

No fragmento acima, o romancista amazonense Milton Hatoum lida com a imigração árabe para o Norte do país, mais especificamente para o estado do Amazonas.

Suponha que o sobrinho de Hanna quisesse localizar, com precisão, o lugar da Amazônia em que seu tio se encontrava. Nesse caso, ele necessitaria de um mapa com

Escolha uma das alternativas.