Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNB 2011

Em um século, um bilhão de hectares de terras férteis foi degradado sob a ação da atividade humana. Acredita-se que, nesse ritmo, faltará trigo antes de faltar petróleo. Não somente os desertos e a erosão aumentam, mas também, em toda parte, os equilíbrios se rompem, a atividade biológica recua.

 

Segundo as projeções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 2,5 milhões de quilômetros quadrados de terras férteis poderão desaparecer e o mundo terá entre 8,4 e 9,1 bilhões de habitantes em 2050, ou seja, pelo menos 34% de bocas a mais para alimentar. A necessidade de água para produzir alimentos será duas vezes maior em 2050 que atualmente. A agroindústria deverá ser o sistema dominante, e uma centena de multinacionais controlará a alimentação da humanidade.

 

Na perspectiva do aumento na oferta de alimentos no mundo, deve-se levar em conta que, depois da conquista de terras e da química verde, a genética é apontada como a etapa seguinte. Se, contudo, faltarem áreas de produção agrícola, a humanidade poderá contar, ainda, com os fundos provenientes do mar, para assegurar sua alimentação.

 

Em relação aos oceanos como fornecedores de alimentos, verifica-se que, em 2009, 80 milhões de toneladas de peixes foram pescados no mar, contra 20 milhões de produtos da aquicultura. No entanto, para alimentar os peixes de criadouros, são necessárias proteínas oriundas da pesca no mar. Isso significa dizer que, para produzir 1 kg de salmão, por exemplo, são utilizados 3 kg de espécies marinhas.

 

A genética e o melhoramento do manejo já permitem transpor essa dificuldade. Já se domina o conhecimento sobre a reprodução em cativeiro de mais de 50 espécies de peixes e também de moluscos. A segurança alimentar assistida pela genética consiste na utilização da genética como instrumento para aumentar a ração alimentar individual, seja criando variedades geneticamente modificadas (OGM), seja selecionando as espécies mais úteis.

Paul Molga. Nourrir la planète, un défi pour les chercheurs. Tradução livre. Les Echos, 23/5/2011, p.2 (com adaptações).

 

De acordo com a leitura do texto acima, coloque C para Certo e E para Errado nas afirmativas abaixo.

 

(    ) Sabendo-se que, em 2010, a população mundial era de 6,5 bilhões de pessoas e que, em 2050, haverá 34% de pessoas a mais que em 2010, conclui-se que está incorreta a estimativa da FAO de que, em 2050, haverá entre 8,4 e 9,1 bilhões de habitantes na Terra.

(    ) Infere-se do texto que a segurança alimentar depende mais da sustentabilidade econômica e técnica que das práticas agrícolas conservacionistas, uma vez que o desenvolvimento científico provê continuamente novas tecnologias para o aumento da produtividade agrícola.

(    ) O aumento percentual da população rural em relação à população urbana, fenômeno contemporâneo mundial, vem contribuindo para o aumento da oferta de alimentos e o desenvolvimento tecnológico, o que tem resultado no uso intensivo do solo e, consequentemente, no aumento da degradação das terras.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login