UNB 2011

Museu na Internet hospeda máquinas eletromagnéticas criadas no século XIX. Imagens dos equipamentos, biografias dos inventores e vídeos em 3D fazem parte do acervo disponível ao público. A página hospeda, desde o início deste ano, réplicas virtuais das máquinas elétricas criadas no período de 1820 a 1890. As máquinas podem ser vistas em realidade virtual. Além disso, o sítio remete a biografias dos inventores e a vídeos que apresentam os inventos sob vários ângulos.

 

A máquina de corrente contínua, ou máquina de Ganz, está entre os mais de 100 inventos que o acervo virtual disponibiliza. As primeiras máquinas elétricas do século XIX eram maiores que as atuais e seu funcionamento era mais simples. A prova disso são os vídeos e as imagens disponíveis no acervo do referido museu: máquinas abertas, sem qualquer revestimento e muito mais pesadas que as de hoje. As máquinas não eram, ainda, escravas da eficiência comercial. A primeira delas foi montada em 1832, sem interesse comercial. Essa máquina — reconhecida como o primeiro gerador elétrico — era precária em rendimento. A máquina de Gramme é considerada a última produção do chamado período romântico das invenções. Depois dela, as criações eletromecânicas passaram a ser exploradas comercialmente.

 

Esses são apenas alguns exemplos do que o museu virtual oferece ao público. Apesar da navegação pouco dinâmica, da limitação dos recursos visuais e do tom excessivamente didático, o portal merece a visita pela riqueza das informações sobre o período de invenções que deram origem à atual tecnologia de máquinas elétricas.

Internet:(com adaptações)

 

Acerca da geração e da transformação de energia, assinale a opção correta.

Escolha uma das alternativas.