Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Física

Listagem de exercícios

UNB 2011

Museu na Internet hospeda máquinas eletromagnéticas criadas no século XIX. Imagens dos equipamentos, biografias dos inventores e vídeos em 3D fazem parte do acervo disponível ao público. A página hospeda, desde o início deste ano, réplicas virtuais das máquinas elétricas criadas no período de 1820 a 1890. As máquinas podem ser vistas em realidade virtual. Além disso, o sítio remete a biografias dos inventores e a vídeos que apresentam os inventos sob vários ângulos.

 

A máquina de corrente contínua, ou máquina de Ganz, está entre os mais de 100 inventos que o acervo virtual disponibiliza. As primeiras máquinas elétricas do século XIX eram maiores que as atuais e seu funcionamento era mais simples. A prova disso são os vídeos e as imagens disponíveis no acervo do referido museu: máquinas abertas, sem qualquer revestimento e muito mais pesadas que as de hoje. As máquinas não eram, ainda, escravas da eficiência comercial. A primeira delas foi montada em 1832, sem interesse comercial. Essa máquina — reconhecida como o primeiro gerador elétrico — era precária em rendimento. A máquina de Gramme é considerada a última produção do chamado período romântico das invenções. Depois dela, as criações eletromecânicas passaram a ser exploradas comercialmente.

 

Esses são apenas alguns exemplos do que o museu virtual oferece ao público. Apesar da navegação pouco dinâmica, da limitação dos recursos visuais e do tom excessivamente didático, o portal merece a visita pela riqueza das informações sobre o período de invenções que deram origem à atual tecnologia de máquinas elétricas.

Internet:(com adaptações)

 

Acerca da geração e da transformação de energia, assinale a opção correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login