UNB 2011

Navios utilizam água em seus tanques de lastro para manter estabilidade, segurança e eficiência operacional, especialmente quando não estão carregados. Os organismos presentes na água utilizada para encher os lastros são transportados do seu local de origem até o local de destino da embarcação, onde os lastros são esvaziados para que o navio seja novamente carregado.

 

A grande maioria das espécies marinhas transportadas nessa água não sobrevive à jornada, uma vez que o ambiente dentro dos tanques de lastro é inóspito. Mesmo aquelas que sobrevivem e são descarregadas têm chances de sobrevivência muito reduzidas nas novas condições ambientais.

 

Entretanto, quando todos os fatores são favoráveis, uma espécie exótica introduzida pode estabelecer uma população viável no novo ambiente e tornar-se invasora, ou seja, pode ser capaz de adaptar-se e reproduzir-se, tendendo à dominância, a ponto de ocupar o espaço de organismos residentes.

Internet:(com adaptações).

 

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, oloque C para Certo e E para Errado nas afirmativas abaixo,

 

(    ) Considere que, ao entrar em uma região de delta, ou seja, no encontro da água de rios com o mar, um navio carregado tenha seu volume submerso aumentado em 25%. Nesse caso, a densidade da água nessa região é 20% menor que a da água no alto-mar.

(    ) Se os tanques de lastros, inicialmente cheios, ocuparem posições simétricas no navio e forem esvaziados totalmente, o centro de massa do navio se moverá verticalmente para baixo em relação ao nível do mar.

(    ) Ao flutuar em equilíbrio sobre as águas do mar a certa profundidade, um navio desloca um volume de água cujo peso é igual ao peso dele.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma das alternativas.