UNB 2011

O homem pré-histórico obtinha sua dose de sal na carne crua de suas caças. Foi a passagem para a agricultura e a adoção da alimentação à base de grãos que introduziram a necessidade de um complemento alimentício. O sal, pois, causou grande impacto na história das civilizações: o seu poder de conservar alimentos facilitou a sobrevivência e a mobilidade das populações. Antes da Idade Média, pescadores holandeses já sabiam salgar o arenque para armazená-lo, tornando o peixe acessível longe do mar e durante o ano inteiro. O processo de salgar o bacalhau também foi desenvolvido antes da Idade Média.

Ciência Hoje, n.o 40, p. 79 e 101 (com adaptações).

 

O processo de extração do sal marinho compreende três etapas: concentração da água do mar, cristalização, colheita e lavagem do sal. A produção de sal sofre influência do clima, o que exige que ela seja programada de acordo com as estações de seca e de chuvas. O bombeamento, a concentração e a cristalização da água do mar começam a ser realizados no início da estação seca. A colheita e a lavagem do sal cristalizado são feitas entre agosto e fevereiro. No período de chuvas na região salineira, o processo é interrompido.

Tendo como referência os textos acima, coloque C para Certo e E para Errado nas afirmativas abaixo.

 

(    ) O processo de salgar os alimentos para conservá-los tem como objetivo promover, por processo passivo, a desidratação deles.

(    ) Alimentos que foram salgados para conservação não se deterioram facilmente porque micro-organismos que poderiam deteriorá-los foram eliminados durante o processo de salga.

(    ) No processo de extração do sal da água do mar, a cristalização do sal inicia-se quando a concentração de soluto supera o limite de solubilidade desse sal na água do mar.

(    ) Na salga de um alimento, o sal forma uma barreira protetora que diminui a oxidação do alimento pela ação do oxigênio do ar e, consequentemente, retarda a degradação do alimento.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma das alternativas.