UNB 2012

A fibrose cística é uma das doenças genéticas mais comuns. Apresenta diversos sinais clínicos, como pneumonia de repetição, esterilidade masculina e insuficiência pancreática. A doença é causada por mutação no gene CFTR, que se localiza no cromossomo 7 humano e codifica uma proteína transmembranar. Um indivíduo com mutação nos seus dois genes CFTR apresenta problemas para produzir essa proteína, cujas funções são formar canais de cloreto nas membranas de células epiteliais especializadas, como as que revestem o intestino e as vias respiratórias, e regular o movimento da água para dentro e fora das células. Como resultado, as células produzem um muco espesso, que obstrui vias aéreas e glândulas, o que resulta nos sinais característicos da fibrose cística.

 

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens. Coloque C para Certo e E para Errado.

 

(  ) A função primária do pulmão é a troca gasosa, que ocorre nos alvéolos, entre o ar atmosférico e o sangue.

(  ) Os processos de inspiração e de expiração nos humanos devem-se aos movimentos pulmonares que empurram o diafragma e, assim, expandem a caixa torácica.

(  ) Se um indivíduo com fibrose cística apresenta alteração na membrana das células epiteliais do intestino, o processo de quimificação de alimento não se inicia, o que provoca transtornos digestivos.

(  ) A irmã ou o irmão de uma pessoa com fibrose cística, filhos de mesmo pai e mesma mãe, têm 75% de chance de serem heterozigotos para a mutação no gene CFTR.

(  ) A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva cuja expressão é pleiotrópica.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

 

Escolha uma das alternativas.