UNB 2012

Não quero dizer que basta ter um bom espírito para triunfar sobre o mal. A barreira mais eficaz contra o totalitarismo, que é um fato político, é ela mesma política: é a democracia ativa, centrada, ao mesmo tempo, na liberdade dos indivíduos e na promoção do bem comum — uma democracia que aceita ser criticada e transformada de dentro, mas, ao mesmo tempo, mostra-se intransigente com seus verdadeiros inimigos. Os atos morais não se situam no mesmo plano, ainda que, em certas condições (como no caso dos “dissidentes” nos países comunistas), possam também ter um alcance político. Eles não levam a um regime melhor — coisa extremamente desejável —, mas encarnam uma dimensão da existência que não é menos essencial. Tornam o indivíduo melhor e contribuem para a felicidade de todos de uma maneira finalmente mais positiva do que apenas a da eliminação das ameaças exteriores. Realizam aquilo que o melhor regime político apenas torna possível, mas nunca pode engendrar: um excedente de humanidade.

Tzvetan Todorov. Em face do extremo. Campinas: Papirus, 1995, p. 254-5 (adaptado).

 

Com base no texto acima, julgue os itens:

 

(  ) Um dos aspectos essenciais do Estado Social, a democracia ativa, a que se refere o texto, resulta de transformações no ideário liberal, o qual reconhece outras formas de representação política para além do sistema partidário.

(  ) Adotando-se a perspectiva do texto, é correto inferir que o período stalinista, na União Soviética, dadas as suas especificidades históricas, não deve ser classificado, do ponto de vista político, como totalitário, uma vez que, diante da ameaça externa permanente durante a Guerra Fria, os líderes tiveram de optar entre a liberdade dos indivíduos e a defesa do bem comum.

(  ) Para explicar a história da democracia brasileira no século XX, é necessário recorrer a registros que permitam entender os níveis econômico e educacional da população, pois só assim se conseguirá interpretar, de forma adequada, os dados eleitorais e a legislação vigente à época.

 

Coloque C para Certo e E para Errado e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Escolha uma das alternativas.