Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNB 2012

O regime militar brasileiro foi mais homogêneo e atravessou crises menos agudas do que o argentino. A própria transição para a democracia mostrou diferenças sensíveis. Enquanto, no Brasil, resultou de longo processo político, que se desejava “lento, gradual e seguro”, nas palavras muito divulgadas do general Geisel, na Argentina, o regime teve um fim abrupto, precipitado pelo episódio da Guerra das Malvinas, a tal ponto que, no caso brasileiro, é possível datar de diferentes formas o início do período democrático, considerando-se várias alternativas cronológicas.

Boris Fausto e Fernando Devoto. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Editora 34, 2005, p. 396.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens:

 

(  ) Grandes reservas de petróleo no arquipélago das Malvinas têm gerado disputas entre Argentina e Reino Unido pela soberania do território, reivindicada, na atualidade, pelo governo da presidenta Cristina Kirchner.

(  ) O “fim abrupto” do regime militar na Argentina deveu-se à derrota do país diante da Inglaterra, que, desejava abrir caminho para uma forma de governo liberal-democrático, para facilitar seu comércio com a Argentina, finalidade também presente na intervenção armada no continente, durante a Guerra do Paraguai.

 

Coloque C para Certo e E para Errado e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login