Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Literatura

Listagem de exercícios

UNB 2013

Portugal, no século XVI, dispunha de uma produção literária de primeira grandeza, tendo como destaque o clássico Luís Vaz de Camões, o qual viria a influenciar a poesia épica brasileira tanto do início do Barroco como do Arcadismo.

 

Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Não há relação formal entre a estrutura de Os Lusíadas, de Camões, e a Prosopopeia, de Bento Teixeira. Daí se deduzir que o poema brasileiro supera as qualidades estéticas do poema português.

 

II. O Uraguai, de Basílio da Gama, apresenta uma sequência própria da epopeia clássica, o que confirma a dependência temática que mantém com Os Lusíadas.

 

III. Caramuru, escrito por Santa Rita Durão, reflete nítida influência de Os Lusíadas; além disso, a história de amor de Moema com Diogo Álvares Correia culmina com a morte da personagem feminina.

 

IV. Lindoia e Moema são, respectivamente, personagens femininas dos poemas narrativos O Uraguai e Caramuru, poemas épicos árcades, que retomam acontecimentos da época da colonização portuguesa no Brasil.

 

V. Prosopopeia, de Bento Teixeira, é o marco do início do Barroco no Brasil. Nele o autor peca ao imitar Camões, dado que essa imitação não é característica de tal movimento literário.

 

Estão CORRETAS, apenas,

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login