UNB 2014

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, pela qual ele é o responsável. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de entendimento sem a condução de um outro. O homem é o próprio culpado dessa menoridade quando sua causa reside não na falta de entendimento, mas na falta de resolução e coragem para usá-lo sem a condução de um outro. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento. Esse é o lema do esclarecimento.

I. Kant. O que é a ilustração? In: M. L. R. Aranha e M. H. P. Martins. Filosofando – introdução à filosofia.São Paulo: Moderna, 1993, p. 114 (com adaptações).

 

Considere que uma mulher, Maria, chegou aos quarenta anos de idade ocupando-se dos filhos e do marido e seguindo sempre a orientação do marido. No momento da vida em que se encontrava, iniciou seu processo de mudança, com fundamento na noção de esclarecimento postulada por Kant.

 

 

Assinale a opção que apresenta um fato hipotético que, relacionado ao processo de mudança de Maria, esteja de acordo com a noção kantiana de esclarecimento.

Escolha uma das alternativas.