Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNB 2015

O texto Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, nos leva, pela ironia, a uma reflexão sobre o termo que dá nome ao título da obra. Com frases marcantes de personagens da história da humanidade, de Hitler a Jesus Cristo, traz um questionamento sobre os significados e significantes da palavra liberdadeao longo do tempo.

 

O texto, produzido em plena ditadura militar, em 1965, é considerado por muitos estudiosos uma obra pioneira do teatro de resistência no Brasil. Em pleno século XXI, o século de “não preconceitos” (ou seria de preconceitos velados?), o texto provoca reflexões sobre o momento atual, sobre a ditadura, e até sobre a censura “inexistente” em nossa sociedade.

 

 

O tema da liberdade está intrinsecamente vinculado à contemporaneidade, tendo correspondido ao ideal revolucionário que, combatendo o antigo regime e seu corolário nas Américas — o antigo sistema colonial —, desvelou a contemporaneidade. A respeito da marcha dialética da liberdade ao longo do século XX, a envolver contextos de afirmação e de negação de sua existência, assinale a opção correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login