UNB 2015

O texto Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, nos leva, pela ironia, a uma reflexão sobre o termo que dá nome ao título da obra. Com frases marcantes de personagens da história da humanidade, de Hitler a Jesus Cristo, traz um questionamento sobre os significados e significantes da palavra liberdadeao longo do tempo.

 

O texto, produzido em plena ditadura militar, em 1965, é considerado por muitos estudiosos uma obra pioneira do teatro de resistência no Brasil. Em pleno século XXI, o século de “não preconceitos” (ou seria de preconceitos velados?), o texto provoca reflexões sobre o momento atual, sobre a ditadura, e até sobre a censura “inexistente” em nossa sociedade.

 

 

O tema da liberdade está intrinsecamente vinculado à contemporaneidade, tendo correspondido ao ideal revolucionário que, combatendo o antigo regime e seu corolário nas Américas — o antigo sistema colonial —, desvelou a contemporaneidade. A respeito da marcha dialética da liberdade ao longo do século XX, a envolver contextos de afirmação e de negação de sua existência, assinale a opção correta.

Escolha uma das alternativas.