UNCISAL 2012

Para que existam hoje os direitos políticos, de votar e ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito.

A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e seus conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco [...].

De outra forma, a política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou reiterar ações que dizem respeito a todos os seus membros.

(Adaptado de: CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.)

No Brasil, ocorre que nem sempre esses direitos foram garantidos. Falamos do período denominado de Ditadura Militar. Quanto ao fim deste período, dadas as sentenças seguintes,

I. A abertura política durante o governo Figueiredo foi “lenta, gradual e segura”, absolvendo os condenados por crimes políticos através da Lei da Anistia.

II. A maior novidade da época foi a criação do Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo ex-metalúrgico Lula da Silva, representando o ABC Paulista.

III. O movimento de resistência da sociedade civil à ditadura formou uma frente única reunindo alguns partidos e instituições no Brasil e deu início à campanha dos Caras Pintadas.

IV. Ao mesmo tempo em que Leonel Brizola assume o governo no Rio de Janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva assume a Câmara dos Deputados.

verifica-se que apenas

Escolha uma das alternativas.