UNCISAL 2016

A cura pelo afeto

 

Ainda aluna de medicina, Nise da Silveira se horrorizou ao ver o professor abrir com um bisturi o corpo de uma jia e deixar à mostra, pulsando, seu pequenino coração. Saiu da sala para vomitar. Esse fato define a mulher que iria revolucionar o tratamento da esquizofrenia e pôr em questão alguns dogmas estéticos em vigor mesmo entre artistas antiacadêmicos e críticos de arte. A mesma sensibilidade à flor da pele que a fez deixar, horrorizada, a aula de anatomia a levou a se opor ao tratamento da esquizofrenia em voga na época em que se formou: o choque elétrico, o choque insulínico, o choque de colabiosol e, pior do que tudo, a lobotomia, que consistia em secionar uma parte do cérebro do paciente. Tomou-se de revolta contra tais procedimentos, negando-se a aplicá-los nos doentes a ela confiados. Foi então que o diretor do hospital, seu amigo, disse-lhe que não poderia mantê-la no emprego, a não ser em outra atividade que não envolvesse o tratamento médico. – Mas qual?, perguntou ela. – Na terapia ocupacional, respondeu-lhe o diretor. A terapia ocupacional, naquela época, consistia em pôr os internados para lavar os banheiros, varrer os quartos e arrumar as camas. Nise aceitou a proposta e, em pouco tempo, em lugar de faxina, os pacientes trabalhavam em ateliês improvisados pintando, desenhando, fazendo modelagem com argila e encadernando livros. Desses ateliês saíram alguns dos artistas mais criativos da arte brasileira, cujas obras passaram a constituir o hoje famosíssimo Museu de Imagens do Inconsciente do Centro Psiquiátrico Nacional, situado no Engenho de Dentro, no Rio. [...]

GULLAR, Ferreira. Disponível em:. Acesso em: 23 out. 2015.

 

 

Dadas as afirmativas acerca da análise das relações dos vocábulos dentro de um mesmo campo semântico,

 

I. Na frase Saiu da sala para vomitar, há o apagamento do sujeito que poderá ser recuperado pelo contexto. Uma situação análoga ocorre em Tomou-se de revolta contra tais procedimentos....

 

II. Em ...na época em que se formou: o choque elétrico, o choque insulínico, o choque de colabiosol e, ..., explicita-se exemplo da reiteração de palavras pertencentes à mesma família lexical, um mecanismo de repetição lexical.

 

III. Os termos medicina e tratamento da esquizofrenia representam emprego de hiperonímia e hiponímia, uma vez que mantém uma relação semântica do tipo contém/está contido.

 

IV. Os vocábulos anatomia, esquizofrenia e lobotomia, citados no contexto referente, apresentam equivalência de significado, já que evitam repetições. 

 

 

verifica-se que estão corretas apenas

 

Escolha uma das alternativas.