Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNCISAL 2016

Patricia é o furacão “mais poderoso” da história, diz governo mexicano

 

Com ventos constantes de 325 km/h e máximos de 400 km/h, o furacão Patricia tornou-se o “mais poderoso que já surgiu no planeta em toda a história”, disse nesta sexta-feira (23) o diretor da Conagua (Comissão Nacional de Água do México), Roberto Ramírez.

 

“Não há um furacão em todo o planeta, em toda a história, que tenha chegado à velocidade de 325 km/h em seus ventos”, disse Ramírez ao destacar que analistas já consideram este como o “mais poderoso” jamais registrado. 

 

Este furacão é “extremamente violento” e “pode ser muito catastrófico”, afirmou em entrevista coletiva para dar detalhes sobre a evolução do fenômeno meteorológico. 

 

Ramírez explicou que nas últimas horas aconteceu uma mudança de rota, e atualmente ele se dirige em direção a Playa Perula, no sul do Estado de Jalisco, por isso está em uma “região de muito maior influência do Estado de Colima”. 

 

Por isso, a cidade de Manzanillo, que fica a 90 km de Playa Perula, é a área de maior risco, embora isso não signifique que “esta seja a região de impacto”, ressaltou. 

 

Segundo o boletim das 10 h 15 (hora local, 12 h 15 de Brasília) do SMN (Serviço Meteorológico Nacional), Patricia avança provocando ventos de 400 km/h em direção ao litoral dos Estados do Pacífico mexicano de Michoacán, Colima e Jalisco, e já causa ventos fortes e ressacas. [...] 

Disponível em:. Acesso em: 23 out. 2015.

 

 

Considerando os operadores argumentativos presentes no texto, dadas as afirmativas,

 

I. Os modalizadores valorativos em Este furacão é “extremamente violento”são representados pelo pronome este e pela expressão adverbial.

 

II. Os verbos no modo indicativo exprimem, enquanto modalizadores valorativos, a posição de convicção do enunciador em relação às ideias apresentadas no texto.

 

III. Os operadores por isso e embora, presentes no 4º parágrafo, contêm noções semânticas de consequência e concessão, respectivamente. 

 

IV. O vocábulo segundo (último parágrafo) confere a consistência da informação, recurso textual próprio de abordagem impessoal.

 

 

verifica-se que estão corretas

Escolha uma das alternativas.