Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNEB 2014

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Atualmente, a comunidade científica admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos, é que para muitos deles essa capacidade é útil para a sobrevivência. Um sentido magnético tem sido, de fato, bem documentado em muitas espécies - desde migrantes sazonais, como tordos e borboletas-monarcas, até mestres navegadores, como pombos-correios e tartarugas marinhas; desde invertebrados, como lagostas, abelhas e formigas, a mamíferos, como toupeiras e focas-elefante; é de minúsculas bactérias a corpulentas baleias.
Nos anos 70, pesquisadores demonstraram que certas bactérias contêm filamentos de partículas microscópicas de magnetitas - uma forma fortemente magnética de óxido de ferro que orienta o organismo inteiro.
(CASTELVECCHI. 2012. p. 29-33).

Considerando-se as características presentes nos grupos animais mencionados no texto, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.

(  ) Pombos-correios e tartarugas marinhas apresentam semelhanças adaptativas básicas em relação ao ambiente terrestre, como a presença de fecundação interna, ovo de casca dura e anexos embrionários.
(  ) A capacidade de voo dos tordos é das borboletas é considerada uma adaptação por analogia, já que é fruto de uma convergência evolutiva.
(  ) Lagostas, abelhas é formigas apresentam um exoesqueleto quitinoso que acompanha o crescimento desses animais sem a necessidade de ecdises.
(  ) Toupeiras e focas-elefante, apesar de serem mamíferos, se diferenciam em relação ao tipo de estrutura respiratória, já que a toupeira,que é terrestre, possui pulmões, é a foca, que é aquática, possui brânquias.
(  ) Tanto as bactérias quanto as baleias apresentam determinadas propriedades que estão presentes em todos os seres celulares, tais como reprodução, evolução, metabolismo é nutrição.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

Escolha uma das alternativas.