Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UNEB 2014

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Atualmente, a comunidade científica admite que certos animais detectam e respondem a campos magnéticos, é que para muitos deles essa capacidade é útil para a sobrevivência. Um sentido magnético tem sido, de fato, bem documentado em muitas espécies - desde migrantes sazonais, como tordos e borboletas-monarcas, até mestres navegadores, como pombos-correios e tartarugas marinhas; desde invertebrados, como lagostas, abelhas e formigas, a mamíferos, como toupeiras e focas-elefante; é de minúsculas bactérias a corpulentas baleias.
Nos anos 70, pesquisadores demonstraram que certas bactérias contêm filamentos de partículas microscópicas de magnetitas - uma forma fortemente magnética de óxido de ferro que orienta o organismo inteiro.
(CASTELVECCHI. 2012. p. 29-33).

Considerando-se as características presentes nos grupos animais mencionados no texto, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.

(  ) Pombos-correios e tartarugas marinhas apresentam semelhanças adaptativas básicas em relação ao ambiente terrestre, como a presença de fecundação interna, ovo de casca dura e anexos embrionários.
(  ) A capacidade de voo dos tordos é das borboletas é considerada uma adaptação por analogia, já que é fruto de uma convergência evolutiva.
(  ) Lagostas, abelhas é formigas apresentam um exoesqueleto quitinoso que acompanha o crescimento desses animais sem a necessidade de ecdises.
(  ) Toupeiras e focas-elefante, apesar de serem mamíferos, se diferenciam em relação ao tipo de estrutura respiratória, já que a toupeira,que é terrestre, possui pulmões, é a foca, que é aquática, possui brânquias.
(  ) Tanto as bactérias quanto as baleias apresentam determinadas propriedades que estão presentes em todos os seres celulares, tais como reprodução, evolução, metabolismo é nutrição.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login