UNEMAT 2006

(...) Nos dias atuais, as cidades tocadas pelo processo de modernização agrícola ou industrial típico do período técnico-científico conhecem um crescimento econômico considerável, ao passo que é nas grandes cidades que se acumulam a pobreza e atividades econômicas pobres, uma reversão em relação ao período anterior (...). Daí a nossa designação de ‘involução metropolitana’.
Milton Santos, apud ADAS, 1999, p. 126.

 

O trecho acima aponta alguns aspectos de uma tendência da urbanização experimentada no Brasil nos últimos anos que, de certa forma, diferencia-se das características observadas em décadas anteriores.

 

Analise as assertivas abaixo.

 

I. Em décadas anteriores, a urbanização brasileira mostrou-se altamente concentradora de população e de atividades industriais nas chamadas regiões metropolitanas, como é o caso da região do ABCD no sudeste brasileiro.
II. O recrudescimento da metropolização no Brasil é idêntico em todas as regiões metropolitanas do país,
cujas taxas de crescimento em relação ao aumento da população nos estados onde estão situadas, mostramse em acelerado declínio, como é o caso de Salvador na Bahia.
III.O atual período técnico-científico tem conseguido reverter o quadro de pobreza e de atividades econômicas pobres das regiões metropolitanas, daí o fenômeno chamado pelo geógrafo Milton Santos de ‘involução urbana’.

 

Assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.