UNEMAT 2007

Sobre a hidrografia de Mato Grosso no contexto geográfico regional, analise as assertivas abaixo.

 

I. Rio Paraguai serviu, historicamente, como importante elemento para a integração de Mato Grosso às economias nacional e internacional no início do século XIX.
II. O regime hídrico dos rios tem influência direta na pecuária do Estado, principalmente no Pantanal e no Médio Araguaia, onde pratica-se o sistema de manejo sazonal do gado para viabilizar alimentos para o rebanho.
III. As bacias hidrográficas possuem um padrão de drenagem do tipo exorréica, que se caracteriza pela estruturação hierarquizada dos afluentes em relação a rio principal que deságua no mar.
IV. Todos os cursos d’ água têm padrão de drenagem do tipo arreico, como é o caso do Rio Itiquira, que desaparece no subsolo em função da base pedológica da região estar fundamentada na ocorrência do Glei solo.
V. Grupos econômicos vêm exercendo pressões políticas junto aos governos federal e estadual para a viabilização da navegação nas principais bacias hidrográficas do Estado e, tais pressões, geram polêmicas pelo impasse criado entre preservação ambiental e navegabilidade comercial.

 

A seqüência CORRETA de assertivas falsas e verdadeiras é:

Escolha uma das alternativas.