UNEMAT 2008

Recentemente foi noticiado em âmbito nacional que uma nuvem de fumaça cobria grande parte dos centros urbanos do estado de Mato Grosso, especialmente em Sinop, na porção norte do território. Em Várzea Grande, o aeroporto Marechal Rondon suspendeu as decolagens devido à má visibilidade.

 

Sobre esse assunto, ligado às questões climáticas e ambientais do estado de Mato Grosso, analise as seguintes afirmações.

 

I.O efeito da continentalidade é um dos fatores responsáveis por deixar a umidade relativa do ar muito baixa no Estado no solstício de inverno.
II. A retirada em grande quantidade da floresta caducifólia predominante no norte de Mato Grosso é o grande responsável pelo nível de fumaça presente na atmosfera de cidades como Sinop.
III. No solstício de inverno é comum a entrada de frentes quentes no Estado provenientes do pólo meridional, e isso constitui a grande causa do predomínio de altas temperaturas e tempo que causam transtornos à população do estado.
IV. A atividade antrópica com a retirada e queima da vegetação, tanto do cerrado caducifólio como da floresta latifoliada, é uma causa importante dos transtornos climáticos/ambientais percebidos no Estado no solstício de inverno.

 

Assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.