UNEMAT 2009

A cartografia é a ciência que determina os métodos e as técnicas que são utilizadas para a representação da superfície terrestre (o espaço). No que se refere à localização no espaço geográfico, utilizam-se, especificamente, sistemas de coordenadas que permitem identificar e representar, por meio de mapa, quaisquer elementos e/ou fenômenos espaciais.

 

Com base nesse enunciado, analise as assertivas.

 

I. Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador, círculo máximo que divide a terra em dois hemisférios: Norte ou Setentrional e Sul ou Meridional.
II. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam perpendicularmente os paralelos e vão de um pólo a outro, todos com o mesmo comprimento.
III. Os paralelos e meridianos determinam a latitude e a longitude, respectivamente, e são conhecidas também como coordenadas geográficas. Através destas, pode-se determinar a sua exata localização na superfície terrestre.
IV. A latitude é a distância, medida em graus, de qualquer lugar da superfície terrestre ao equador. Já a longitude é a distância, medida em graus, de qualquer lugar da Terra ao meridiano de Greenwich.

 

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.