Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNEMAT 2009

Dividir o espaço em áreas (regiões) é uma das técnicas para melhor entender, explicar e planejar o espaço terrestre. Nesse contexto, insere-se a divisão do território brasileiro em espaços geográficos regionais, constituindo-se em um sério problema.

 

Com base no enunciado, analise as assertivas.

 

I. A mais conhecida das divisões regionais do Brasil é a divisão oficial do IBGE que, formulada em 1967, estabeleceu para o Brasil cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
II. A divisão oficial do IBGE, em cinco macrorregiões, é bastante rigorosa do ponto de vista científico, permitindo, em escala nacional, maior eficiência para entender a ligação e a interdependência entre as diversas porções do território brasileiro.
III. Outra divisão regional do espaço brasileiro é a que reconhece três grandes complexos e/ou unidades regionais: a Amazônia como fronteira de expansão agrícola e de povoamento; o Nordeste como região com problemas de ordem social e o Centro-Sul como área mais dinâmica.
IV. A divisão do espaço brasileiro em regiões geoeconomicas como Amazônia, Nordeste e Centro-Sul atende apenas critérios político-administrativos que coincidem com as fronteiras estaduais.

 

Assinale a alternativacorreta.

Escolha uma das alternativas.