Confira agora suas respostas com o gabarito Enem do Stoodi!

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Literatura

Listagem de exercícios

UNEMAT 2010

Inocência, de Visconde de Taunay, é um romance representativo da literatura brasileira produzida no século XIX.

Sobre esta obra é correto afirmar.

I. A passagem a seguir é fala de Meyer, na qual ele manifesta sua indignação com o comportamento de Cirino: “ – Olhe, doutor; veja só isto! Que lhe dizia eu? [...]. Graças a Maria Santíssima, tem ainda pais com braço forte e muito sangue nas veias para defendê- la dos garimpeiros e cruzadores de estrada... ele que não brinque com Manecão [...]”.

II. Por se restringir ao registro das manifestações linguísticas típicas do sertanejo, o romancista torna sua narrativa inverossímil.

III. O final trágico (morte de Cirino e Inocência sem ser possível a união dos amantes) é uma das características dos romances da época: o sacrifício das personagens em prol da preservação da nobreza dos sentimentos.

IV. A descrição precisa da paisagem do sertão, bem como a caracterização fiel do sertanejo, sua linguagem e valores culturais integram a obra no regionalismo brasileiro sem, contudo, reduzir a sua qualidade estética.

V. A incapacidade do autor em captar os tipos e a paisagem do interior brasileiro faz do romance um acúmulo de descrições que nada acrescentam à literatura do período.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.