Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNEMAT 2012

Analise as afirmativas sobre a Reforma Religiosa.

 

I. A Igreja Anglicana conservou a estrutura e os dogmas da Igreja Católica, com pequenas alterações. Não foi feita uma reforma profunda nos costumes do clero, que passou a ser visto pela população como um aliado da Coroa, o que facilitou o surgimento e a disseminação de uma série de religiões puritanas e protestantes, normalmente perseguidas pelos reis ingleses.

 

II. Lutero era um admirador dos escritos de João Huss, herege queimado pela Igreja em 1415, especialmente de suas ideias sobre a liberdade da Igreja diante dos papas, sobre a liberdade de consciência individual diante do concílio e sobre a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade apostólica.

 

III. Um aspecto importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.

 

IV. O Anabatismo e o Puritanismo representam movimentos religiosos que estavam em convergência com os poderes locais e proclamavam o princípio da individualidade, enfatizavam o discurso da propriedade privada, assemelhando-se ao Calvinismo, que determinava a desigualdade social, através da teoria da predestinação.

 

Assinale a alternativa que indica a (s) afirmativa (s) correta (s).
 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login