UNEMAT 2014

O desemprego tem sido um dos problemas sociais na sociedade contemporânea. Vários fatores contribuem para este fenômeno, entre eles, podemos mencionar:

 

I) A falta de qualificação das pessoas, pois o mundo do trabalho contemporâneo demanda conhecimentos de informática, de uma segunda língua ou, ainda, formações específicas para o uso de equipamentos.

II) A mecanização da agricultura fez com que muitas famílias fossem para a cidade à procura de trabalho, porém, não há postos suficientes para todos.

III) A automação no setor serviços fez com que o trabalho executado por pessoas passasse a ser realizado por máquinas, reduzindo o número de trabalhadores. O mesmo ocorreu em indústrias, em especial, nas montadoras de veículos.

IV) A falta de pessoas interessadas em trabalhar em serviços que exigem conhecimentos técnicos, pois querem parar de estudar no Ensino Médio para atuarem no mercado de trabalho como comerciantes autônomos.

V) A falta de desenvolvimento econômico no setor de profissionais liberais que se qualificam em universidades e não conseguem empregos na área de formação.

 

Entre os fatores acima elencados, estão corretas:

Escolha uma das alternativas.