UNEMAT 2014

Texto I

Vendaval deixa rastro de destruição em Tangará da Serra

O vendaval que caiu no início da tarde deste sábado destruiu várias residências em Tangará da Serra. Na área central, árvores foram arrancadas e painéis de lojas retorcidos. Na Prefeitura Municipal uma árvore caiu próximo ao prédio, derrubando uma estrutura que abrigava o ar-condicionado. Vários bairros foram atingidos com o temporal.

Fonte: http://www.clichoje.com.br. Acesso em: 21.set.2013.

 

Texto II

“Entre duas regiões com pressão atmosférica diferente estabelece-se uma corrente de ar, o vento, cuja direção é da região de pressão elevada para a região de pressão mais baixa. A força do vento depende primordialmente da diferença das pressões atmosféricas. Quanto maior for esta, tanto maior será a força, graças ao aumento da velocidade do vento. A principal causa da variação da pressão atmosférica é o diferente grau de aquecimento solar. Sabemos que quanto mais elevada for a temperatura, menor será a pressão atmosférica”.

LEINZ, Viktor; AMARAL, Sérgio Estanilau do. Geologia geral. 14. ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001, p. 123.

 

Além do enunciado no Texto II, diversos fatores podem influenciar na velocidade do vento. Desses fatores, excetua-se o fato de:

Escolha uma das alternativas.