UNESPAR 2011

A arte dos anos de 1990 se diversifica em função dos ritmos do mundo contemporâneo, trata da sociedade e suas mazelas e, sobretudo, da política: das pandemias, como a AIDS e problemas globais, como os ambientais, das migrações, da pobreza, do sexo e da violência. Correlacione os itens.

 

1) Artistas mulheres se utilizam de imagens divulgadas pela mídia para propor uma critica ao consumo e enfocar temas feministas.

2) O termo arte da reciclagem foi considerado por Strickland (2004) um conceito chave.

3) A publicidade e o cinema serviram de material para a criação de imagens artísticas, uma seleção de trabalhos que pretendia romper com a passividade do consumidor.

4) O termo italiano graffiti significa rabiscos, garatujas, expressões gráficas ou palavras e denominou uma ação que aparece em trabalhos de pintura, de desenho e, principalmente, nas ruas.

5) O uso de imagens fotográficas, facilitado pelas técnicas industriais, foi adotado por artistas em combinações inéditas.

 

I) Para Strickland (2004, p. 190): “Os artistas passaram a se apropriar de imagens de fontes diversas, como fizeram os artistas pop, mas recorrendo tanto à histó- ria da arte e à mitologia quanto à comunicação de massa”.

II) A fotografia também foi usada para reinterpretar a história da arte e comentar temas políticos e sociais.

III) As agressivas polêmicas criadas pelos trabalhos artísticos resultam do uso inteligente de imagens publicitárias e textos poéticos que refletem um discurso feminista.

IV) Imagens ampliadas eram selecionadas pelos artistas do conteúdo veiculado pelos meios de comunicação de massa (cinema, televisão e mídia impressa) foram usadas para romper o ciclo de consumo da sociedade anestesiada.

V) Uma expressão livre com uso de tintas spray para reproduzir imagens, palavras e símbolos, foi criada como arte das ruas por artistas e marcou a cena urbana de Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os anos de 1970 e 1980.

 

A alternativa que apresenta a relação adequada é:

Escolha uma das alternativas.