Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Arte

Listagem de exercícios

UNESPAR 2011

Leia atentamente o excerto a seguir.

 

– “Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?”

Disse, de golpe. Trazia entre dentes aquela frase. Soara como riso seco. Mas, o gesto, que se seguiu, imperava-se de toda a rudez primitiva, de sua presença dilatada. Detinha minha resposta, não queria que eu a desse de imediato. E já aí outro susto vertiginoso suspendiame: alguém podia ter feito intriga, invencionice de atribuir-me a palavra de ofensa àquele homem; que muito, pois, que aqui ele se famanasse, vindo para exigir-me rosto a rosto, o fatal, a vexatória satisfação?

– ”Saiba vosmecê que saí ind’hoje da Serra, que vim, sem parar, essas seis léguas, expresso direto pra mor de lhe perguntara pregunta, pelo claro...”

Se sério, se era. Transiu-se-me.

– ”Lá, e por estes meios de caminho, tem nenhum ninguém ciente, nem tem o legítimo – o livro que aprende as palavras... É gente pra informação torta, por se fingirem de menos ignorâncias... Só se o padre, no São Ão, capaz, mas com padres não me dou: eles logo engambelam... A bem. Agora, se me faz mercê, vosmecê me fale, no pau da peroba, no aperfeiçoado: o que é que é, o que já lhe preguntei?”

 

Considerando tema e características de estilo presentes no trecho, indique as afirmações corretas sobre o texto.

 

I) Trata-se de uma obra pré-modernista.

 

II) Trata-se de uma obra modernista.

 

III) O autor é Euclides da Cunha.

 

IV) O autor é Guimarães Rosa.

 

V) O autor é José Américo de Almeida.

 

VI) A obra é A Bagaceira que, segundo o estudioso Otto Maria Carpeaux, “abriu nova fase na história literária no Brasil”, inaugurando o romance regionalista do Nordeste que enfoca o ciclo da seca, do cangaço, da cana-de-açúcar, enfocando os problemas e transformações agrárias da região. Documenta a paisagem física e social do Brasil e apresenta temas e problemas do homem em relação ao meio que vive.

 

VII) A obra é Os Sertões que, segundo o estudioso Antonio Candido, se situa “entre a literatura e a sociologia naturalista”, assinalando “o fim do imperialismo literário, o começo da análise científica aplicada aos aspectos mais importantes da sociedade brasileira”. Na primeira parte apresenta a descrição geográfica da região em que se trava a Guerra de Canudos. Nesta, apresenta uma exposição das “raças e sub-raças” que compõem o povo brasileiro. E nesta terceira, expõe com rigor jornalístico as investidas do exército contra Canudos e a resistência de seus 20mil habitantes.

 

 

VIII) A obra é Primeiras estórias que, segundo o estudioso Cavalcanti Proença, “penetra no miolo do idioma, alcançando uma espécie de posição-chave, a partir da qual pode refazer a seu modo o caminho da expressão, inventando uma linguagem capaz de conduzir a alta tensão emocional da obra”. Ainda, conforme Adolfo Monteiro, o autor “imita o sertanejo: imita-o no seu processo, mas de modo algum copia como ele fala; imita a atitude dele para com a língua, coloca-se no lugar dele... mas como um “sertanejo-erudito”, um sertanejo que soubesse a beleza de sua fala”.

 

Estão corretas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login