Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Arte

Listagem de exercícios

UNESPAR 2011

Leia atentamente o excerto a seguir.

 

– “Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?”

Disse, de golpe. Trazia entre dentes aquela frase. Soara como riso seco. Mas, o gesto, que se seguiu, imperava-se de toda a rudez primitiva, de sua presença dilatada. Detinha minha resposta, não queria que eu a desse de imediato. E já aí outro susto vertiginoso suspendiame: alguém podia ter feito intriga, invencionice de atribuir-me a palavra de ofensa àquele homem; que muito, pois, que aqui ele se famanasse, vindo para exigir-me rosto a rosto, o fatal, a vexatória satisfação?

– ”Saiba vosmecê que saí ind’hoje da Serra, que vim, sem parar, essas seis léguas, expresso direto pra mor de lhe perguntara pregunta, pelo claro...”

Se sério, se era. Transiu-se-me.

– ”Lá, e por estes meios de caminho, tem nenhum ninguém ciente, nem tem o legítimo – o livro que aprende as palavras... É gente pra informação torta, por se fingirem de menos ignorâncias... Só se o padre, no São Ão, capaz, mas com padres não me dou: eles logo engambelam... A bem. Agora, se me faz mercê, vosmecê me fale, no pau da peroba, no aperfeiçoado: o que é que é, o que já lhe preguntei?”

 

Considerando tema e características de estilo presentes no trecho, indique as afirmações corretas sobre o texto.

 

I) Trata-se de uma obra pré-modernista.

 

II) Trata-se de uma obra modernista.

 

III) O autor é Euclides da Cunha.

 

IV) O autor é Guimarães Rosa.

 

V) O autor é José Américo de Almeida.

 

VI) A obra é A Bagaceira que, segundo o estudioso Otto Maria Carpeaux, “abriu nova fase na história literária no Brasil”, inaugurando o romance regionalista do Nordeste que enfoca o ciclo da seca, do cangaço, da cana-de-açúcar, enfocando os problemas e transformações agrárias da região. Documenta a paisagem física e social do Brasil e apresenta temas e problemas do homem em relação ao meio que vive.

 

VII) A obra é Os Sertões que, segundo o estudioso Antonio Candido, se situa “entre a literatura e a sociologia naturalista”, assinalando “o fim do imperialismo literário, o começo da análise científica aplicada aos aspectos mais importantes da sociedade brasileira”. Na primeira parte apresenta a descrição geográfica da região em que se trava a Guerra de Canudos. Nesta, apresenta uma exposição das “raças e sub-raças” que compõem o povo brasileiro. E nesta terceira, expõe com rigor jornalístico as investidas do exército contra Canudos e a resistência de seus 20mil habitantes.

 

 

VIII) A obra é Primeiras estórias que, segundo o estudioso Cavalcanti Proença, “penetra no miolo do idioma, alcançando uma espécie de posição-chave, a partir da qual pode refazer a seu modo o caminho da expressão, inventando uma linguagem capaz de conduzir a alta tensão emocional da obra”. Ainda, conforme Adolfo Monteiro, o autor “imita o sertanejo: imita-o no seu processo, mas de modo algum copia como ele fala; imita a atitude dele para com a língua, coloca-se no lugar dele... mas como um “sertanejo-erudito”, um sertanejo que soubesse a beleza de sua fala”.

 

Estão corretas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.