UNESPAR 2011

Os artistas durante as primeiras décadas do século XX começaram a experimentar novos caminhos criativos. A modernização e mecanização da produção industrial pós Segunda Guerra Mundial, além de propostas inovadoras de literatos e poetas, foram fatores que impulsionaram inquietantes movimentos artísticos. Identifique o movimento, destacando-se certos aspectos característicos e artistas marcantes.

 

1) Cubismo.

2) Futurismo.

3) Fauvismo.

4) Surrealismo.

5) Dadá (ou Dadaísmo).

 

I) Imaginação e expressão pessoal, sentimentos resultantes da experiência humana causada pelas Grandes Guerras. O movimento floresceu na Europa e nos EUA, nos anos de 1920 e 1930.

II) Chamado também de arte cinética, um movimento que valorizava a velocidade das máquinas, crescente complexidade dos centros urbanos, sentimento de exaltação do futuro.

III) Um termo francês que significa “cavalinho de pau” encontrado por acaso no rol de palavras do vocabulário infantil. O movimento queria deixar claro que todos os valores estabelecidos, morais e éticos, haviam perdido seu significado em decorrência da Primeira Guerra Mundial.

IV) O termo francês que significa feras, serviu para denominar o movimento, criado com a influência de pesquisas artísticas sobre a percepção ótica, manifestação de alegria, intensa movimentação das cenas cotidianas e otimismo. Um estilo novo e radical, cheio de cores violentas e distorções ousadas.

V) Um dos principais pontos de mutação da arte no século XX, desenvolveu-se entre os anos de 1908 e 1914.

 

i) Henri Matisse, Vlaminck e Paul Gaughin.

ii) Pablo Picasso, George Braque, Gris e Léger.

iii) Salvador Dali, Marc Chagal e Joan Miró.

iv) Marcel Duchamp, Jean Arp e Kurt Schwitters.

v) Marinetti, Umberto Boccioni, Carlo Carrà e Giacomo Balla.

 

A alternativa que apresenta a relação adequada é:

 

Escolha uma das alternativas.