UNICENTRO 2005

Leia o texto a seguir.

Em 05 de maio último, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta às coordenadorias da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, desaconselhando, até o final daquela semana, a atividade pesqueira e o lazer no mar naqueles estados. O alerta advertia sobre a possível ocorrência de um ciclone extratropical, que poderia provocar temporais, rajadas elétricas e fortes ventos. Trata-se de um fenômeno comum naquela região do país durante o outono. A Sedec manteve equipe de plantão, inclusive uma meteorologista, para acompanhar o desenvolvimento da formação do ciclone. Segundo a meteorologista Cristina Lourenço “[...] o fenômeno não tem semelhança com o ciclone Catarina, que, no último mês de março, atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.”

(Adaptado. Disponível em: Acesso em 20 jul. 2004.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. A formação dos ciclones extratropicais ocorre no período de outono, no litoral dos estados do sul e sudeste do Brasil, pois está associada a frentes frias geradas pelo deslocamento da massa polar atlântica (mPa).
II. As variações de temperatura, umidade e pressão da atmosfera são elementos de individualização das massas de ar e estão na base de seu deslocamento e da formação de sistemas frontais.
III. A formação de tempestades como o ciclone Catarina, no sul do Brasil, ocorre devido ao choque entre a massa Equatorial atlântica (mEa), que tem origem no litoral da região nordeste, e as massas Tropical continental (mTc) e Polar atlântica(mPa), as quais têm origem na região polar.
IV. O clima dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, pode ser classificado como Tropical Continental, com invernos frios e secos, que causa m os contrastes de umidade responsáveis pelos problemas apontados no texto, para a região litorânea desses estados.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.