Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2005

Na segunda metade do século XIX, no limiar da Segunda Revolução Industrial e da expansão imperialista, o Brasil se olhava no espelho da civilização e, ao voltar-se para si mesmo, era nítido o contraste. Na galeria dos inconformistas reluzia uma corrente fecunda de pensamento liberal. De Tavares Bastos a Joaquim de Nabuco, de Raul Pompéia a Euclides da Cunha, de Lúcio Mendonça a Cruz e Sousa, de Luís da Gama a Lima Barreto, de André Rebouças a Manuel Bonfim, antecedidos por Castro Alves. Sobre essa corrente liberal, analise as afirmativas a seguir.

I. O olhar daqueles intelectuais mudou de rumo e perspectiva. Impacientes com a estagnação política defendiam a indústria, o trabalho livre e a cidadania, desejosos de igualar o Brasil a outros países capitalistas.
II. Incluem-se, naquela corrente, os poemas sociais de Castro Alves – “Navio Negreiro” e “Vozes d’África” – que expuseram a indignação com o cativeiro do negro, em dissonância com a democracia e a liberdade da América, dando um espaço amplo de sentido e dignidade ao tema.
III. A imagem da natureza idílica, com suas exuberantes e pujantes matas e o céu azul anil do Brasil, propagada pelos inconformistas, reforçou o ufanismo da belle époque e dificultou os protestos e denúncias das mazelas de um povo dividido em raças e classes.
IV. Os políticos e ideólogos reformistas, adeptos da escravidão, combateram o Projeto da Lei do Ventre Livre, com argumentos de liberais ortodoxos, enfatizando a autonomia do paterfamílias perante o Estado Imperial, que estaria intervindo na esfera privada da família a quem, por direito de compra, pertencia o escravo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login