Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2006

“Fábrica Global”, “Aldeia Global” e “Economia Mundo” são metáforas utilizadas freqüentemente para definir a Globalização. Com base nos termos e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. A expressão “Fábrica Global” indica que a produção e o consumo se mundializaram de tal forma que cada etapa do processo produtivo é desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens e as possibilidades de lucro que oferece.

II. A expressão “Aldeia Global” refere-se à integração da comunidade em escala planetária, fato decorrente do estágio de desenvolvimento em que as condições de produção e consumo tornaram-se equânimes.

III. A expressão “Economia Mundo” aponta para a difusão mundial de empresas transnacionais, rompendo as fronteiras nacionais e estabelecendo uma relação de interdependência econômica com raízes profundas.

IV. A expressão “Fábrica Global” revela a semelhança dos impactos da globalização nos vários países do mundo, sendo que o grau de inserção desses países, independe do estágio de desenvolvimento industrial alcançado.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.