Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2006

“Foi portanto como prêmio da vitória que foram dados os índios aos espanhóis (...) Como, depois de ganho, o Novo Mundo ficasse tão distante do Rei, não podia de modo algum mantê-lo em seu poder se os mesmos que o tinham descoberto e conquistado não o guardassem acostumando os índios às nossas leis (...) Segue-se que tratemos do serviço pessoal dos índios, no qual se compreende toda a utilidade que pode obter o encomenderodo trabalho do índio.”

(Trecho de História Natural e Moral das Índias de José de Acosta, cronista do século XVI. FREITAS, G. 900 Textos e Documentos de História, v. II, Plátano Editoria, p. 127.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. Os indígenas constituíram o segmento mais numeroso e a base da economia colonial espanhola; sua escravização acabou sendo proibida, porém as condições de trabalho a que foram submetidos tornam difícil distinguir entre a escravidão de fato e de direito.

II. Inicialmente, a organização política das Índias Ocidentais não obedeceu a um critério administrativo prévio que mostrasse, de imediato, a tendência para o estatismo; pelo contrário, foi a iniciativa particular que apareceu com força, tendo seu limite fixado pelo estado.

III. Originária da Espanha, a encomiendaestabelecia o trabalho coletivo de uma comunidade indígena colocada a serviço de um particular que, sem remunerar os indígenas, comprometia-se a dar assistência material e religiosa a esta comunidade.

IV. A inaptidão dos nativos americanos para o trabalho, bem como seu número reduzido em todo o território das Índias Ocidentais, transformou os negros africanos em mão-de-obra fundamental da empresa colonial espanhola.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.