UNICENTRO 2006

“Guerras Mundiais” é a expressão empregada para caracterizar conflitos internacionais de longa duração e particularmente pertinente às duas guerras ocorridas durante a primeira metade do século XX, cujos efeitos políticos, sociais, econômicos e territoriais refletem-se até hoje na Europa e no mundo. Sobre as duas guerras mundiais do século XX, considere as afirmativas a seguir.

I. Após a segunda guerra, o mundo capitalista, liderado pelos EUA, explorou, em suas propagandas, as derrotas do Estado soviético, especialmente as sofridas diante dos exércitos alemães e em suas tentativas de conquista do espaço sideral.

II. Os fatores que provocaram a primeira guerra mundial vinculavam-se ao acentuado crescimento industrial europeu, que propiciou o aumento da produção e a conseqüente necessidade de ampliação do mercado consumidor.

III. Após a segunda guerra, o conflito, opondo comunismo e anticomunismo, tornou-se um elemento destacado na dinâmica política, cultural e nas relações internacionais.

IV. O período entre as duas guerras mundiais do século XX teve como traços importantes, no continente europeu, a falência da economia e o surgimento dos primeiros sinais de crescimento de doutrinas autoritárias e de totalitarismos.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.