Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2006

Hitler, no seu livro Mein Kampf, determinou: “é necessário expulsar do teatro, das belas artes, da literatura, do cinema, da imprensa, as produções de um mundo em putrefação; é necessário colocar a produção artística a serviço de um Estado e de uma ideia de cultura moral”.

(In: CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em Cena: propaganda política no Varguismo e no Peronismo. Campinas,: Papirus, 1998. p.101.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O nazismo destituiu de significado e de importância os conteúdos vinculados à arte. O cinema foi banido da Alemanha e os atores e produtores transformaram-se em soldados, meros integrantes das fileiras do exército alemão.

II. No regime nazista, os valores estéticos foram substituídos por valores ligados ao universo biológico: raça e sangue, sendo a arte reduzida a uma função promotora da coesão orgânica do social e difusora da germanidade.

III. A nomeação de Goebbels para o Ministério da Propaganda redefiniu as instituições culturais da Alemanha nazista, tornando-as independentes do Partido Nacional Socialista.

IV. O nazismo apresentou um projeto de ordenamento do mundo baseado na erradicação do feio, do sujo, do maléfico, do impuro. Neste projeto, a ideia de raça pura coincidia com a de cultura superior.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.