Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2006

Hitler, no seu livro Mein Kampf, determinou: “é necessário expulsar do teatro, das belas artes, da literatura, do cinema, da imprensa, as produções de um mundo em putrefação; é necessário colocar a produção artística a serviço de um Estado e de uma ideia de cultura moral”.

(In: CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em Cena: propaganda política no Varguismo e no Peronismo. Campinas,: Papirus, 1998. p.101.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O nazismo destituiu de significado e de importância os conteúdos vinculados à arte. O cinema foi banido da Alemanha e os atores e produtores transformaram-se em soldados, meros integrantes das fileiras do exército alemão.

II. No regime nazista, os valores estéticos foram substituídos por valores ligados ao universo biológico: raça e sangue, sendo a arte reduzida a uma função promotora da coesão orgânica do social e difusora da germanidade.

III. A nomeação de Goebbels para o Ministério da Propaganda redefiniu as instituições culturais da Alemanha nazista, tornando-as independentes do Partido Nacional Socialista.

IV. O nazismo apresentou um projeto de ordenamento do mundo baseado na erradicação do feio, do sujo, do maléfico, do impuro. Neste projeto, a ideia de raça pura coincidia com a de cultura superior.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login