UNICENTRO 2006

“O agronegócio é definido como a atividade agrícola na qual a produção destina-se basicamente ao mercado externo. Destaca-se, entre as principais culturas vinculadas a este tipo de produção, o plantio da soja em grandes propriedades, que utiliza alta tecnologia de produção, em especial a irrigação; e faz uso intensivo de mecanização, de fertilizantes e de agrotóxicos. Desde a década de 1970 esse sistema produtivo avança sobre os biomas brasileiros, deflagrando problemas ambientais tais como: desmatamento, perda da biodiversidade, erosão hídrica, assoreamento dos cursos hídricos, além da transformação nas técnicas produtivas e no modo de vida das populações locais.”

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Agronegócio e desertificação no Brasil. In.:Ciência Hoje. Rio de Janeiro, n. 211, v. 36, p. 50-53, dez. 2004 (adaptado).

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o bioma que sofreu o maior impacto em decorrência da expansão do agronegócio, a partir da década de 1970, foi:

Escolha uma das alternativas.