Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2006

O Cortiço. (Aluísio de Azevedo)

“Entretanto, lá fora povoava-se de um modo admirável. Construía-se mal, porém muito; surgiam chalés e casinhas da noite para o dia; subiam os aluguéis; as propriedades dobravam de valor. Montara-se uma fábrica de massas italianas e outras de valas, e os trabalhadores passavam de manhã e às Aves Marias, e a maior parte deles ia comer à casa de pasto que João Romão arranjava aos fundos da sua varanda. Abriam-se novas tavernas; nenhuma, porém, conseguia ser tão afreguesada como a dele. Nunca o seu negócio fora tão bem, nunca o finório vendera tanto; vendia mais agora, muito mais, que nos anos anteriores.”

 

Vidas Secas (Graciliano Ramos)

“A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejando o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. Encolhido no banco de copiar, Fabiano espiava a caatinga amarela, onde as folhas secas se pulverizam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.”

(In: MONTEIRO, Carlos Augusto F. O mapa e a trama: ensaios sobre o conteúdo geográfico em criações romanescas. Florianópolis: UFSC, 2002. p. 45; 66.)

 

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. Os textos não têm nenhuma relação entre si, pois tratam de realidades singulares e contemplam contextos históricos, políticos e econômicos distintos, ratificando a compreensão de que a configuração geográfica do Brasil se caracteriza por arquipélagos.

II. Em diferentes pontos do território, sob organizações naturais ou ecossistemas diferentes, as duas paisagens se associam, quando pensadas no conjunto do país e referem-se ao início do processo de desenvolvimento acelerado do sudeste brasileiro e ao empobrecimento da tradicional economia nordestina, dando início aos fluxos migratórios no sentido nordeste-sudeste.

III. Representam paisagens, respectivamente, da região da Campanha Gaúcha, que passou por um intenso processo de crescimento urbano e industrialização, desde a ampliação das relações internacionais com os países da bacia platina, e uma paisagem da região de Minas Gerais, que entra em decadência com o esgotamento dos minérios e forte deterioração físico-natural.

IV. As paisagens retratadas referem-se, respectivamente, ao crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, com a passagem do império à república e início da industrialização e ao sertão nordestino, que vivia um grave período de seca, o que gerou uma onda de flagelados, dos quais alguns foram agrupados em movimentos messiânicos.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login