Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2006

- O processo conhecido como Globalização implica uniformização de padrões econômicos e culturais em âmbito mundial. Historicamente, a globalização tem sido inseparável de conceitos como hegemonia e dominação, da qual foi, sempre, a inevitável e previsível conseqüência. O termo globalização e os que o antecederam, no correr dos tempos, definem-se a partir de uma questão mais profunda, isto é, a apropriação de riquezas do mundo com a decorrente implantação de sistemas de poder.

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. A tendência histórica à globalização é um fenômeno que, no ocidente moderno, tem suas raízes na era do Renascimento e das Grandes Navegações, quando a Europa emergiu de seus casulos feudais.

II. Com a revolução Industrial e a liberação do capitalismo para suas plenas possibilidades de expansão, a globalização da economia sofreu um retrocesso qualitativo significativo.

III. No início da globalização, traduzida na europeização da América, a criação da imprensa forneceu a tecnologia que possibilitou a expansão da informação pelo acesso ao mundo letrado.

IV. A globalização do capital, apesar de necessitar da globalização do consumo, dispensa a uniformização dos padrões culturais, bem como a implantação de sistemas de poder.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.