Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2006

“Os avanços produtivos acompanharam-se de mudanças significativas no sistema de comercialização. As duas grandes novidades foram certamente o supermercado e o shopping center. O supermercado [...] vai derrotando a venda, o armazém, o açougue (...) vai derrotando, também, a quitanda ou a carrocinha e o caminhãozinho [...]. O shopping center, o primeiro do Brasil, o Iguatemi, em São Paulo, inaugurado em 1966, transformou-se em um verdadeiro templo do consumo e de lazer, cheio de lojas que vendem quase tudo, de cinemas, de docerias, cafés, lanchonetes, fast-foods, etc”.

(NOVAIS , Fernando; CARDOSO DE MELLO, João Manuel. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. v. 4, p. 566.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, considere as afirmativas a seguir.

I. O período rotulado como Milagre Econômico (1967-1973), foi marcado por elevados índices de crescimento da economia, fundado no tripé: capital nacional e capital externo e Estado; caracterizando-se, também, pela concentração fundiária e por um dos seus desdobramentos diretos, o êxodo rural.

II. Os produtos modernos, amplamente disponíveis, foram mostrados pela propaganda oficial e pelos meios de publicidade como a face real de uma economia em expansão, acompanhando, no mesmo ritmo, as liberdades política e cultural, promovidas pelo governo.

III. No período, veiculavam-se anúncios desde cigarros king size e alimentos mais modernos como iogurtes e margarina vegetal, assim como eletrodomésticos mais funcionais e “automóveis do ano”, fazendo com que produtos mais tradicionais fossem descartados e substituídos pelos mais modernos.

IV. Nessa conjuntura, a televisão se torna objeto de consumo fundamental, sendo que por volta de 1970, 40% das residências já possuíam uma televisão, quatro vezes mais que na década anterior, veiculando o discurso governamental de ordem e progresso e slogans do período como: Brasil, ame-o ou deixe-o, ou O Brasil é feito por nós.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.