Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2006

“Os avanços produtivos acompanharam-se de mudanças significativas no sistema de comercialização. As duas grandes novidades foram certamente o supermercado e o shopping center. O supermercado [...] vai derrotando a venda, o armazém, o açougue (...) vai derrotando, também, a quitanda ou a carrocinha e o caminhãozinho [...]. O shopping center, o primeiro do Brasil, o Iguatemi, em São Paulo, inaugurado em 1966, transformou-se em um verdadeiro templo do consumo e de lazer, cheio de lojas que vendem quase tudo, de cinemas, de docerias, cafés, lanchonetes, fast-foods, etc”.

(NOVAIS , Fernando; CARDOSO DE MELLO, João Manuel. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. v. 4, p. 566.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período, considere as afirmativas a seguir.

I. O período rotulado como Milagre Econômico (1967-1973), foi marcado por elevados índices de crescimento da economia, fundado no tripé: capital nacional e capital externo e Estado; caracterizando-se, também, pela concentração fundiária e por um dos seus desdobramentos diretos, o êxodo rural.

II. Os produtos modernos, amplamente disponíveis, foram mostrados pela propaganda oficial e pelos meios de publicidade como a face real de uma economia em expansão, acompanhando, no mesmo ritmo, as liberdades política e cultural, promovidas pelo governo.

III. No período, veiculavam-se anúncios desde cigarros king size e alimentos mais modernos como iogurtes e margarina vegetal, assim como eletrodomésticos mais funcionais e “automóveis do ano”, fazendo com que produtos mais tradicionais fossem descartados e substituídos pelos mais modernos.

IV. Nessa conjuntura, a televisão se torna objeto de consumo fundamental, sendo que por volta de 1970, 40% das residências já possuíam uma televisão, quatro vezes mais que na década anterior, veiculando o discurso governamental de ordem e progresso e slogans do período como: Brasil, ame-o ou deixe-o, ou O Brasil é feito por nós.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login