Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2007

“Economia globalizada. Virou moda, essa expressão. Mas será uma coisa para ser festejada? Se depender da opinião do economista Ignacy Sachs, nascido na Polônia, doutorado na Índia e residente em Paris, onde é diretor do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos Sociais, não.

Não, porque, segundo ele, a abertura das economias nacionais tem sido excessiva, o que ‘aumentou o fosso entre ricos e pobres em todos os países’, fenômeno batizado por ele como ‘terceiro-mundialização’ do planeta. Segundo Sachs, o processo de globalização está produzindo uma massa de excluídos, espalhada não somente pelas favelas e bairros periféricos das grandes cidades do Terceiro Mundo, mas também nas esquinas e becos de Paris, Nova Iorque e Londres.

Ele é contra o neoliberalismo e defende uma atuação mais vigorosa dos estados nacionais, ‘que deveriam impor limites às forças do mercado e ter como prioridade número 1 o combate ao desemprego’.

Finalmente, Sachs diz que o chamado livre comércio ‘não passa de mera peça retórica’. Os países praticam formas de protecionismo dissimulado, embora da boca para fora digam que a intenção é abrir o mercado.”

 

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre globalização e neoliberalismo, é correto afirmar:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login