UNICENTRO 2007

“Economia globalizada. Virou moda, essa expressão. Mas será uma coisa para ser festejada? Se depender da opinião do economista Ignacy Sachs, nascido na Polônia, doutorado na Índia e residente em Paris, onde é diretor do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos Sociais, não.

Não, porque, segundo ele, a abertura das economias nacionais tem sido excessiva, o que ‘aumentou o fosso entre ricos e pobres em todos os países’, fenômeno batizado por ele como ‘terceiro-mundialização’ do planeta. Segundo Sachs, o processo de globalização está produzindo uma massa de excluídos, espalhada não somente pelas favelas e bairros periféricos das grandes cidades do Terceiro Mundo, mas também nas esquinas e becos de Paris, Nova Iorque e Londres.

Ele é contra o neoliberalismo e defende uma atuação mais vigorosa dos estados nacionais, ‘que deveriam impor limites às forças do mercado e ter como prioridade número 1 o combate ao desemprego’.

Finalmente, Sachs diz que o chamado livre comércio ‘não passa de mera peça retórica’. Os países praticam formas de protecionismo dissimulado, embora da boca para fora digam que a intenção é abrir o mercado.”

 

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre globalização e neoliberalismo, é correto afirmar:

Escolha uma das alternativas.