Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2008

Em 1848, Marx anunciava um espectro a rondar a Europa, o comunismo. Em 1917, o espectro materializou-se nas franjas do território europeu. A Revolução Russa modificou o curso da expansão capitalista mundial ao longo do século XX. A experiência soviética impôs enorme recomposição interna nos países centrais, permitindo aos movimentos operários desses países conquistarem uma série de direitos sociais.

(FONTES, Virgínia. O espectro que o capital recria. História Viva. São Paulo: Duetto, ed. especial temática, n. 18, 2007.)

 

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. A materialização do “espectro” se deu com a revolução Russa de 1917, que resultou na implantação do socialismo real e na formação da União Soviética, acontecimentos que

( ) impediram a industrialização do Brasil com a divulgação da ideologia do socialismo nos sindicatos de operários do país.

( ) motivaram a reflexão, por parte dos países imperialistas, quanto aos princípios do capitalismo frente às condições sociais e de trabalho do operariado, e qual a melhor solução para esse problema.

( ) impuseram um novo sistema econômico que ultrapassou as fronteiras da União Soviética e se fez representar na África, na Ásia e na América Latina.

( ) resultaram no controle do Oriente Médio pelos sovietes, durante as décadas de 1920 e 1930, após negociações com os países componentes do Eixo.

( ) contribuíram para a inclusão do planejamento econômico nos programas de governo dos países capitalistas, prática, até então, inexistente nesses países.

A alternativa que indica a seqüência correta, de cima para baixo, é a

Escolha uma das alternativas.