Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNICENTRO 2008

O choro durante séculos

nos seus olhos traidores pela servidão

dos homens

no desejo alimentado entre ambições

de lufadas românticas

nos batuques choro de África

nos sorrisos choro de áfrica

[...]

O choro dos séculos

onde a verdade violentada se estiola

no círculo de ferro

da desonesta força

sacrificadora dos corpos cadaverizados

inimiga da vida

[...]

fechada em estreitos cérebros de

máquinas de contar

na violência.

O choro de África é um sintoma
(NETO, 2006, p.163)

 

A partir da análise dos versos de Agostinho Neto, primeiro presidente da República Popular de Angola, e dos conhecimentos sobre a África, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. A colonização de exploração está entre os fatores responsáveis pela situação descrita nos versos, associada às guerras civis e às disputas étnicas.

II. A sub-região que mais se enquadra nos versos é a África Subsaariana, uma região marcada por manifestações religiosas, como o anemismo e o fetichismo.

III. A violência explicitada nos versos tem sua raiz na desestruturação da economia, após a Primeira Guerra Mundial, e nos limitados recursos naturais do Continente.

IV. Os versos destacam os problemas socioeconômicos enfrentados pela região do Magreb, resultantes da instabilidade política e da disputa pelos poços de petróleo existentes, exclusivamente, nessa sub-região.

V. A pobreza do solo e a falta de rios perenes, em todo o continente, obriga a população a êxodos constantes e dificulta enormemente o seu desenvolvimento econômico.

Escolha uma das alternativas.