UNICENTRO 2009

A Revolução Verde foi um processo de aumento da produtividade agrícola, ocorrido principalmente na década de 1960, através da implantação de técnicas modernas nas atividades rurais de alguns países subdesenvolvidos.

Sobre a Revolução Verde, pode-se afirmar que:

 

I - contou com o apoio dos Estados Unidos, que temiam o surgimento de focos de insatisfação popular, devido à fome, e a instalação de regimes socialistas nos países pobres.

II - aumentou a concentração de terras, devido ao endividamento de agricultores mais pobres, que acabaram perdendo ou vendendo suas terras para o grande produtor rural.

III -utilizou técnicas modernas de preservação ambiental, exigência do mundo atual, evitando a erosão dos solos, a poluição dos rios e de lençóis freáticos.

IV - melhorou a produtividade da terra, aumentando o emprego formal, diminuindo o êxodo rural e fixando o homem no campo.

V -aumentou a dependência dos países pobres em relação aos ricos, devido à localização das transnacionais produtoras da nova tecnologia agrária empregada nessa revolução.

 

São CORRETAS apenas as afirmativas

Escolha uma das alternativas.