Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2009

TRAGÉDIA EM BESLAN

No dia 1º de setembro de 2004, um grupo de 30 terroristas invadiu uma escola em Beslan, Ossétia do Norte. As crianças retornavam à escola, no primeiro dia de aula. Cerca de 1200 pessoas foram feitas reféns e mantidas sob ameaça: pais, professores, funcionários e alunos.

A ação terrorista foi reivindicada pelo separatista radical Chamil Bassaiev. Seus membros exigiam a libertação de terroristas presos na Inguchétia, a retirada imediata das tropas russas e o fim das ações militares na república.

A operação de resgate feita pelas tropas russas foi desastrosa e classificada por diversas entidades internacionais como criminosa, dada à inabilidade em negociar com os terroristas e à falta de planejamento, tendo a própria população participado dos tiroteios e da invasão da escola para resgatar os reféns. No total, 335 pessoas foram mortas, sendo 200 delas crianças, e centenas de outras foram feridas.

UCCI, Elian Alabi. Território e Sociedade no mundo globalizado. Ed. Saraiva: São Paulo, 2005 (adaptado).

 

A tragédia descrita no texto acima é conseqüência de um foco de tensão existente na Rússia. A república que reivindica a separação da Rússia é

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login