UNICENTRO 2010

Informe se é verdadeiro (V) o falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A palavra moral vem do latim mos (singular), e mores (plural), que significa costume(s). Por isso, muitos utilizam a expressão “bons costumes” como sinônimo de moral ou moralidade. Em grego, o caráter ou o “modo de ser” dos cidadãos era designado pela palavra ethos.

( ) Quando se diferencia ética de moral, geralmente visa-se distinguir o conjunto das práticas morais cristalizadas pelo costume e convenção social dos princípios teóricos que as fundamentam ou criticam; a palavra ética é, então, usada para se referir à teoria sobre a prática moral.

( ) As ações humanas produzem efeitos intencionais, mas também efeitos não intencionais, isto é, consequências que não estavam previstas na intenção do ato e que, muitas vezes, vão na direção oposta da intenção. O conhecimento da possibilidade dos efeitos não intencionais levanta a necessidade de não se reduzir as questões éticas às intenções das pessoas.

( ) Etimologicamente, virtude vem da palavra latina vir, que designa o homem, o varão. Virtus é poder, potência (ou possibilidade de passar ao ato). Persiste nesse sentido a ideia de força, de capacidade. Em moral, a virtude do homem é a força com a qual ele se aplica ao dever e o realiza. A virtude é a permanente disposição para querer o bem, o que supõe a coragem de assumir os valores escolhidos e enfrentar os obstáculos que dificultam a ação.

( ) O comportamento moral é consciente, livre e responsável. É também obrigatório, cria um dever. Mas a natureza da obrigatoriedade moral não reside na exterioridade; é moral justamente porque deriva do próprio sujeito que se impõe a necessidade do cumprimento da norma.

Escolha uma das alternativas.