UNICENTRO 2010

No ano de 2005, o Brasil produziu 36,7 milhões de toneladas de cimento. Desse total, 8,8 milhões foram produzidas em Minas Gerais, Estado que é o maior produtor de cimento do país, seguido por São Paulo, com 5,3 milhões e pelo Paraná, com 4 milhões de toneladas.

(SILICOSE, 2009).

O fragmento do texto faz referência a um dos materiais particulados sólidos, cujo processo de fabricação acarreta a liberação de poeira enriquecida em sílica cristalina, responsável por provocar inúmeras doenças pulmonares, dentre elas a silicose. Essa doença se desenvolve a partir da inalação de partículas de sílica, que são fagocitadas pelas células do epitélio pulmonar. Como essas partículas não podem ser digeridas, acumulam-se no interior de uma organela celular, provocando o rompimento de sua membrana, o que ocasiona a liberação de enzimas digestivas no citosol, culminando com a destruição generalizada das células pulmonares.

Diante dessas informações, é possível afirmar que a organela diretamente atingida pelo acúmulo de sílica em seu interior é denominada

Escolha uma das alternativas.